Recentes

 

óbidos

 


 

amigo especial_2019


 

“Pela Saúde, com Afetos…” – ACeS Oeste Norte

O Programa “Pela Saúde, com Afetos…”, da responsabilidade do ACeS Oeste Norte, que desde há vários anos tem decorrido durante o mês de maio, tem contado com os mais variados parceiros da comunidade,  que desde logo se tem mostrado  disponíveis para dar a sua colaboração na melhoria da saúde das populações da Região Oeste Norte.

As adesões dos municípios da Nazaré e Óbidos ao Movimento Cidade dos Afetos, a Rota da Saúde, ao longo de todo o mês de maio, em Peniche, o Fórum Saúde, que decorreu de 17-19 no Bombarral, o Festival Óbidos + Ativo, de 23-25 em Óbidos, a 7ª Exposição Maçã dos Afetos, desta vez com o tema “Oceanos de Afetos”, no Centro Comercial La Vie,  de 23 de maio a 6 de junho, Caldas da Rainha, entre outros, são projetos e atividades que tem vindo a decorrer este ano, com elevada participação.

 

 


 

0001 (1).jpg

 


 

A Unidade de Saúde Pública do ACeS Oeste Norte organizou no passado dia 19 de março uma reunião no auditório da Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha, com o tema “Plano Local de Saúde 2019-21: Planear a Saúde de Todos para Todos – Um Plano Estratégico para Uma Regão Saudável”.

 No seguimento da publicação do mais recente Perfil de Saúde da região (disponível na página da Unidade de Saúde Pública), a USP Zé Povinho encontra-se agora a coordenar a fase de elaboração do Plano Local de Saúde da Região Oeste Norte. Este plano tem como período de vigência o triénio de 2019-21. A equipa coordenadora é constituída por um médico de saúde pública, uma médica interna de saúde pública, duas enfermeiras especialistas em saúde comunitária e uma técnica superior de saúde ambiental da Unidade de Saúde Pública.

 A reunião teve início com a intervenção da Drª Ana Pisco, Diretora Executiva do ACeS Oeste Norte, e nela marcaram presença 45 elementos dos 6 concelhos da Região Oeste Norte (Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche). O objetivo da reunião foi apresentar a missão e a estratégia do Plano Local de Saúde ao painel de colaboradores do plano, um grupo multidisciplinar de técnicos que participa na sua elaboração e integra representantes da área da saúde, educação, forças de segurança e administração e elementos das seis câmaras municipais da região, entre outros.

 A reunião teve uma apreciação positiva por parte dos seus participantes, e veio reforçar a importância da colaboração intersectorial na visão proposta para este plano: otimizar os ganhos em saúde na Região Oeste Norte num modelo de perspetiva salutogénica, em que o centro de atuação é a saúde e não a doença, através da colaboração de todos os setores da sociedade e da participação e capacitação dos seus cidadãos.

 De acordo com o cronograma proposto, o Plano Local de Saúde Oeste Norte 2019-21 ficará concluído no final de junho de 2019, altura em que será realizada a sua apresentação pública.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 


 

Uma nova edição das Caminhadas com Um Amigo Especial aconteceu no dia 16 de agosto, em Óbidos. A partir do canil municipal de Óbidos, situado na freguesia do Vau e tomando o percurso da Poça do Vau, de quase cinco quilómetros, saboreou-se coletivamente um final de tarde na companhia de vários “Amigos Especiais” uns residentes outros não, no canil municipal.

Os participantes salientaram o prazer da interação com os animais que sentiram como potenciadores daquela experiencia, exprimindo sentimentos de cansaço e desafio, mas também superação, vitória, sucesso, paz, tranquilidade e grande prazer.

Estas caminhadas enquadram-se no projeto Um Amigo Especial, uma parceria entre o Município de Óbidos e a Unidade de Saúde Pública do ACeS Oeste Norte que utiliza as potencialidades do cão, nomeadamente dos animais residentes no canil municipal, na relação com os seres humanos; pretende-se promover a saúde mental e física, numa perspetiva inclusiva e de interação social, animal e humana, utilizando também os efeitos terapêuticos dessa interação.

Esta caminhada foi acompanhada por dois jornalistas do canal S+ (Saúde Mais) da NOS.

Próxima edição em 20 de setembro, Caminhada da (En)costa do Castelo, cerca de 3 km, dificuldade média; ponto de encontro Posto de Turismo de Óbidos.

Informações familiarmente.on@gmail.com

 


 

“O Projeto “Um Amigo Especial” acolheu no dia 6 de agosto, 40 jovens dos Emirados Árabes por proposta do Campo Aventura, Olho Marinho, Óbidos.  Estes jovens, entre os 13 e os 16 anos integram um projeto de voluntariado que, através do contacto com outras realidades culturais e sociais cultivam e promovem uma atitude de boa vontade e dádiva a causas que consideram com valor. As atividades tiveram lugar no canil municipal de Óbidos com os objetivos de sensibilizar para o respeito e bom trato aos animais, perceber o cão como um ser detentor de capacidades relacionais e afetivas e percecionar os efeitos dessa relação.

Estes jovens contribuíram com o seu trabalho e esforço através da escovagem de alguns dos animais, atividade potenciadora da relação pessoa/animal, o passeio á trela com espírito felt-sense e ainda com a pintura das superfícies exteriores do edifício do canil como contributo objetivo e visível da passagem por este espaço. Foi explicado a essência do projeto “Amigo Especial” após o que foi necessário que todos se organizassem individualmente e como uma equipa multicultural e multiespécie na concretização dos objetivos propostos.

A sensação final foi de muito agrado e conforto para o que contribuiu também a beleza natural e tranquila da zona envolvente.

O “Amigo Especial” é um projeto de intervenção sistémica, assistido pelo cão, desenvolvido em parceria entre o Município de Óbidos e o projeto Familiarmente da Unidade de Saúde Pública do ACeS Oeste Norte, premiado pela Missão Continente 2015.

 

 


 

Teve lugar no dia 19 de julho, em Óbidos, a primeira edição da atividade ”Venha caminhar com um Amigo Especial” que contou com um número significativo de presenças. O projeto “Um Amigo Especial” é uma parceria entre o Município de Óbidos e a Unidade de Saúde Pública do ACeS Oeste Norte e utiliza as potencialidades do cão, nomeadamente dos animais residentes no canil municipal, na relação com os seres humanos; enquadra-se no Familiarmente – intervenção familiar e em rede, modelo Sistémico.

As caminhadas com um Amigo Especial, pretendem promover a saúde mental e física, numa perspetiva inclusiva e de interação social, animal e humana, utilizando também os efeitos terapêuticos dessa interação. Estão previstas caminhadas mensais, sendo a próxima em 16 de Agosto.

 

 


Cartaz Exposição

 


 

 

Caminhada Peniche.jpg


 

 

caminhada afetos

 


 

 

0001


 

Jornadas pedagógicasJP


boas-festas-uspzp-2016

 


 


file-page1

file-page2

FB_IMG_1462357124909 (1)

Facebook (2)

Page1


 

 

page0001


O projeto Familiarmente – “Um amigo especial” foi apresentado para apreciação no âmbito das candidaturas à Missão Sorriso 2015, pela Unidade de Saúde Pública do ACeS Oeste Norte.Este projecto articula a intervenção em Terapia Familiar e Sistémica com o eventual efeito particular que os cães têm na relação com os humanos. Sediado em Óbidos, tem o município como parceiro. .

Os casos acompanhados neste projeto compreenderão sessões que terão lugar no canil municipal e espaço envolvente e outras que se desenvolverão na unidade de Saúde Pública de Óbidos, Os dois profissionais responsáveis por este projeto são Fátima Pais, médica de Saúde Pública e Terapeuta Familiar e João Almeida, veterinário municipal, pós graduado em comportamento animal

De entre os vários projetos apresentados á Missão Sorriso, este foi selecionado, a par de outros a nível nacional, para votação pública.

Convidam-se assim todos a partilharem e votarem neste projeto que poderá representar uma mais valia para o nosso ACeS.
A votação deverá ser feita através do link:

http://missao.continente.pt/sorriso/projetos-2015/os-projetos-2015?distrito=leiria&area=all ou aceder á página Missão Sorriso / candidaturas 2015 , localizar o projeto entre os vários (logo com imagem de um cão) e que tem link para votação.

Um amigo especial

 


 

Prevenção da Gripe-page0001


2015_09_CARTAZ_AFECTOS (3)-page-001



page0001


Projecto “Movimento Cidade dos Afetos”

Decorreu no passado dia 2 de Junho, na cidade das Caldas da Rainha, a festa de encerramento das atividades do ano de 2014/2015 do Projeto “Movimento Cidade dos Afetos Barreiro-Caldas da Rainha”, uma iniciativa das Unidades de Saúde Pública Zé Povinho (ACeS Oeste Norte) e Arnaldo Sampaio (ACeS  Arco Ribeirinho). Trata-se de um projeto que pretende mobilizar todo o tecido escolar e parceiros da comunidade para o desenvolvimento de atividades que apliquem a componente afetiva

No presente ano letivo este projeto inovador já abrangeu largas dezenas de milhares de crianças da Região de Lisboa e Vale do Tejo, com o desenvolvimento de atividades no âmbito da promoção da saúde.

Do programa constaram diversas atividades, entre as quais breves intervenções dos elementos do grupo fundador, presença e colaboração de responsáveis de várias Câmaras Municipais que recentemente aderiram ao movimento, muita animação com a participação de centenas de alunos de vários estabelecimentos de ensino e o Grupo Coral Alentejano “Unidos do Lavradio”.

IMG_1579IMG_1614


“No âmbito do concurso ” Um olhar sobre os afectos”, iniciativa da Câmara Municipal das Caldas da Rainha e da Unidade de Saúde Pública Zé Povinho do ACeS Oeste Norte, enquadrado no Movimento Cidade dos Afectos temos a informar os vencedores do concurso:

Desenho:

1º lugar ex – aequo:

Associação Social e Cultural Paradense

desmaria (3)

Centro Social Paroquial de Santa Catarina

foto

(um dos desenhos de uma série de trabalhos elaborados)

Fotografia:

1º lugar ex – aequo:

Associação Social e Cultural Paradense

Paradense

 Centro de Desenvolvimento Comunitário do Landal

Centro de Desenvolvimento Comunitário do Landal


3ª Exposição Maçã dos Afectos - Caldas da Rainha (Maio 2015)-page-0unnamed


Comemoração do Dia Mundial da Saúde Oral e entrega dos prémios aos participantes no Concurso  “Ler faz-me Sorrir, Escrever faz-me Sonhar” (20 de Março 2015)

Notícias Março 2015


Caldas da Rainha é “Cidade dos Afectos”

Veja Notícias Jan.º 2015 – Cidade dos Afectos


clip_image002

Projecto Cidade dos Afectos

O que é?

É um projecto assente em actividades nas escolas de todos os graus de ensino e que parte do lema “Escola de Afectos, Escola de Sucesso”. Pretende mobilizar todo o tecido escolar  e parceiros da comunidade para o desenvolvimento de actividades que apliquem a componente afectiva, numa perspectiva de que, assim, estamos a contribuir para que, sobretudo, as nossas crianças estejam, no futuro, mais capacitadas em termos de bem-estar e estilos de vida saudáveis.

De quem é a responsabilidade deste projecto?

Desde 2009 que este projecto tem sido da responsabilidade dos Órgãos Directivos das Escolas, apoiado pelas Unidades de Saúde Pública. A partir do presente ano lectivo cabe às Autarquias a responsabilidade directa na sua gestão, com o apoio directo dos Orgãos Directivos das Escolas e das Unidades de Saúde Pública respectivos.

A todos cabe a tarefa de contribuir para ajudar a desenvolver os afectos nas respectivas cidades, nomeadamente através:

  1. Do apoio a todas as iniciativas da comunidade que possam desenvolver a afectividade entre os cidadãos, as instituições e a cidade como um todo.
  2. Da colaboração mútua para desenvolver iniciativas que ajudem a catalisar outros parceiros para alargar este movimento.
  3. Da divulgação entre instituições similares para alargar esta iniciativa a mais cidades.
  4. Da promoção da semana dos afectos pela primeira vez no ano de 2015, de 9 a 15 de Fevereiro.

Onde nasceu?

Este projecto teve o seu início nas escolas da Cidade do Barreiro no ano lectivo 2009/2010 e estendeu-se depois a todos os concelhos do  ACeS Oeste Norte (Caldas da Rainha, Nazaré, Alcobaça, Óbidos, Bombarral e Peniche) e restantes concelhos do ACeS Arco Ribeirinho  (Moita, Montijo e Alcochete), decorrente do Acordo de Geminação que foi celebrado entre as Unidades de Saúde Pública Zé Povinho e Arnaldo Sampaio.

Como nasceu?

Todo este processo se iniciou no âmbito do Projecto de Educação para a Saúde (Programa Nacional de Saúde Escolar), constituído por duas fases:

  • Uma 1ª, que consta de trabalho em meio escolar (com actividades de EPS que contemplam a componente afectiva, e que utilizam a maçã com símbolo dos afectos);
  • E uma 2ª, que conta com a participação da comunidade em geral, numa perspectiva que a saúde não é uma tarefa única dos profissionais de saúde, mas uma responsabilidade de todos.

Que actividades tem sido realizadas nas escolas?

Ao longo de todo o ano lectivo realizam-se as actividades  contempladas no projecto de Educação para a Saúde,  nomeadamente a educação sexual, a alimentação, a saúde mental, entre muitas outras, com o trabalho direccionado para a dimensão Afectos, e com a utilização da maçã como símbolo.

No dia 11 de Fevereiro de cada ano (considerado o Dia dos Afectos nas Escolas) realizam-se as mais diversas actividades, sendo de destacar alguns exemplos:

  • Na sala de aula: na 3ª aula da manhã e/ou na 1ª da tarde, em todas as escolas envolvidas, os professores das diversas disciplinas trabalham com os alunos o tema Afectos (filmes, actividades laboratoriais, analise de textos, elaboração de slogans, jogos, dramatizações, etc…);
  • No espaço escola: murais afixados na escola – para os alunos escreverem frases/desenhos relativos à temática dos afectos. Exposições também relativas ao tema. Outro exemplo que tem sido utilizado – na escola os elementos da comunidade escolar cumprimentarem-se com abraços (em vez dos cumprimentos habituais).

Que actividades têm sido realizadas  na comunidade em geral?

A realização de exposições em espaços públicos (centros comerciais, centros de exposições, etc.) de trabalhos efectuados nas escolas pelos alunos no âmbito dos afectos: exposição da “Maçã dos Afectos” (de Fevereiro a Maio de cada ano).

No dia 10 de Dezembro de 2014 realizou-se no Auditório Municipal Augusto Cabrita, Barreiro, a sessão de apresentação  e assinatura do compromisso público para a Promoção das Cidades de Afectos, Barreiro e Caldas da Rainha.

Que actividades estão programadas para o presente ano lectivo de 2014/2015?

Actividades relacionadas com a temática  “Afectos”,  que se espera tenham a adesão de toda a comunidade. Assim, no dia 22 de Janeiro de 2015, na Câmara Municipal das Rainha, será realizada a assinatura de adesão ao Movimento “Cidade dos Afectos” pelos diferentes parceiros (a adesão a este projecto pode ser feito por todas as instituições públicas e privadas).

De 9-15 de Fevereiro, estão programadas diversas actividades a realizar no concelho das Caldas da Rainha, sendo de destacar:

  • Assinatura do compromisso de adesão ao “Movimento Escola dos Afectos” (destinado a todas as escolas dos seis concelhos do ACeS Oeste Norte;
  • Duas acções de formação acreditadas para professores e profissionais de saúde: “Os Afectos” e “Smile Dance”:

“Os Afectos”: Formação para professores, duração de 12 horas, tendo como objectivo dotar os formandos de capacidade para trabalhar as emoções e os afectos com os respectivos alunos;

“Smile Dance”: Formação para professores e profissionais de saúde, duração de 25 horas, cujo objectivo é dotar os formandos de capacidade em lidar e criar a coreografia para trabalhar valores e conceitos relacionados com as competências pessoais e sociais, e a manifestação de emoções.

  • Comemoração do Dia dos Afectos nas escolas (11 de Fevereiro), actividades a realizar em todas as escolas dos seis concelhos do ACeS Oeste Norte (em sala de aula e espaço escola), com exposição dos trabalhos realizados pelos alunos neste contexto (maçã dos afectos);
  • Corrida dos Afectos – nas ruas da cidade das Caldas da Rainha, dia 11 Fevereiro, às 21.00 horas;
  • Hora do Abraço: actividade a realizar em simultâneo em todas as escolas e instituições, dia 11 de Fevereiro, às 11.00 horas;

Caldas da Rainha, 15 de Janeiro 2015

Unidade de Saúde Pública Zé Povinho                                        

             ACeS Oeste Norte

Consulte o folheto – cidades dos afectos – Janeiro 2015


 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s