Projecto Pão.come

O projecto pão.come é um projecto de intervenção comunitária que visa a redução da mortalidade específica por doenças cérebro e cardiovasculares. Teve a sua origem num projecto de intervenção desenvolvido em 2005, no âmbito do internato  complementar de saúde pública, no concelho de Carregal do Sal.

As doenças cardiovasculares são uma importante causa de morte nos países desenvolvidos. O principal efeito adverso associado ao consumo excessivo sal é o aumento da tensão arterial, que por sua vez é um factor de risco para as doenças cardiovasculares. Além da patologia  cardiovascular, o consumo excessivo de sal está também associado a um risco acrescido de neoplasias, designadamente de localização gástrica, laríngea e oro e nasofaríngea.

A nível global, o consumo médio per capita é de 10-15 gramas/dia, sendo os países asiáticos os maiores consumidores mundiais. Na Europa o consumo médio é de 8-11 gramas/dia de sal. No nosso País o consumo médio diário de sal é estimado em 12,3 gramas – o dobro do limite máximo diário recomendado pela Organização Mundial da Saúde – de acordo com um estudo publicado em 2006 na Revista Portuguesa de Cardiologia.

Tendo em consideração o exposto, a Administração Regional de Saúde do Centro, IP através do seu Departamento de Saúde Pública e Planeamento desenvolve, desde Setembro de 2006, o projecto de intervenção comunitária pão.come. O projecto tem como parceiros a Fundação Portuguesa de Cardiologia e a Associação de Comércio e Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares foi implementado em Janeiro de 2007.

Assim, sendo o pão uma das principais fontes de ingestão de sal na dieta Portuguesa, o projecto pão.come tem por objectivo principal a redução do sal adicionado na confecção do pão, utilizando uma metodologia de sensibilização, suporte e monitorização de industriais de panificação.

Apesar de actualmente pertencer à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, até 2009 a região do Oeste Norte pertencia à Administração Regional de Saúde do Centro, daí a sua participação neste projecto. Para mais informação, consulte Projeto Pão.come – ACeS Oeste Norte

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s