Familiarmente

O projecto “Familiarmente” desenvolve-se por iniciativa e a partir da Unidade de Saúde Pública Zé Povinho (Oeste Norte). Sustentado na intervenção em Terapia Familiar e Sistémica abrange os concelhos de Bombarral, Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche, estando sediado na Unidade Local de Saúde Pública de Óbidos, com coordenação da Dr.ª Fátima Pais, médica de Saúde Pública e Terapeuta Familiar.

Este projecto tem como objectivo disponibilizar o recurso a uma intervenção que contribua para uma eventual resolução de problemas e dificuldades aos indivíduos e famílias, no âmbito da sua dinâmica relacional funcional, familiar ou comunitária.
A Terapia Familiar permite frequentemente uma visão diferente das questões ou problemas e identificação de um funcionamento que melhor possa corresponder ás necessidades de todos. Pode ser um recurso em situações de conflito pais filhos, decorrentes do desenvolvimento do ciclo vital da família, de questões transgeracionais, agressão intrafamiliar, de doença crónica, suicídio/para – suicídio ou luto.

Estas consultas podem ser solicitadas pela própria família, ou indivíduo através do endereço electrónico familiarmente.on@gmail.com ou via telefónica +351 262 955 050 ou fax +351 262955 051.

Também o Médico de Família ou profissionais de enfermagem das Unidades de Cuidados na Comunidade, podem referenciar para consulta de Terapia Familiar desde que haja acordo da família/indivíduo, o que deve ser referido, juntamente com a identificação e contactos respectivos. Para além desta condição é também necessário, para que a intervenção possa ter lugar, uma estabilização mínima de uma eventual patologia de base (ex. depressão, psicose, etc).

De salientar ainda que o projecto Familiarmente prevê para o concelho de Óbidos, uma forma particular de intervenção, articulando com o município, através do veterinário municipal, Dr. João Almeida e com o envolvimento de um elemento animal, na dinâmica de intervenção, intitulando-se este subprojecto “Um amigo especial”.

Imagem de Fátima Pais, 2013.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s