Ambiente e Saúde

Saúde Escolar – Ambiente e Saúde

Projecto: Promoção de um Ambiente Escolar Seguro e Saudável

Enquadramento

Actualmente, existe cada vez mais evidência científica sobre os riscos para a saúde humana resultantes das alterações ambientais e dos ecossistemas. As crianças e os jovens são especialmente sensíveis à qualidade do ambiente.

O ambiente físico da Escola é importante para o bem-estar dos alunos e do pessoal docente e não docente que frequentam os Estabelecimentos de Educação e Ensino. A adequação do mobiliário escolar é um factor positivo no sucesso educativo e, em conjunto com a promoção de boas posturas, contribui de forma significativa para a prevenção de alterações músculo-esqueléticas causadoras de mal-estar e absentismo.

A concepção da Escola, a sua localização, a qualidade do ar interior e exterior, a segurança dos espaços de recreio e respectivos equipamentos, o acesso a luz natural e a sombras adequadas, a qualidade dos espaços para a prática da actividade física, as instalações adequadas para a confecção e venda de alimentos são condições essenciais para a saúde da comunidade educativa.

O ambiente escolar e peri escolar podem ser inseguros e perigosos. Aumentar a segurança e a qualidade dos espaços educativos, tornar os locais da vida quotidiana mais seguros, equipados com vias pedestres e cicláveis, permite maior mobilidade, maior autonomia, propicia a marcha a pé e reduz os acidentes.

A segurança pressupõe a adopção de atitudes e comportamentos preventivos que evitem acidentes em situações de risco.

A cultura de segurança envolve reflexão e aprendizagem com vista ao desenvolvimento de sentimentos positivos, que levem a encarar a segurança como uma responsabilidade partilhada, relativamente à qual a comunidade educativa deve assumir um papel activo.

Melhorar os comportamentos de segurança, criar ambientes escolares e peri escolares seguros e reduzir a morbilidade e a mortalidade por acidentes são algumas das preocupações da Saúde Escolar.

(Orientação nº014/2013 de 28/10 da Direcção-Geral da Saúde)

Para consultar o projecto do ACeS Oeste Norte, consulte aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s